segunda-feira, 26 de abril de 2010

CONSIDERAÇÕES SOBRE: GRADUAÇÃO/PÓS-GRADUAÇÃO: A BUSCA DE UMA RELAÇÃO VIRTUOSA

Esta é uma resenha apresentada na Pós, realizada por mim e minhas colegas abaixo descritas...Foi o primeiro contato com este tipo de trabalho...Dêem uma olhada...Estamos iniciando nesta caminhada...

Ainda um pouco ingênuas, mas com muita vontade de aprender...


CONSIDERAÇÕES SOBRE: GRADUAÇÃO/PÓS-GRADUAÇÃO: A BUSCA DE UMA RELAÇÃO VIRTUOSA



Jamile Sturmer
Karla Gall
Luciane Mila Haag
Maria Joselia Zanlorense

Disciplina: Universidade Brasileira

Docentes: Prof. Dr. Dionísio Burak e Tiago Emanuel Klüber


Segundo o artigo de Carlos Roberto Jamil Cury, o ensino superior qualificado cumpre uma função importante para o desenvolvimento do país, das instituições e das pessoas e, para isso, a relação graduação/pós-graduação deve cumprir finalidades próprias e complementares com indissolubilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

O autor procura propor sugestões para uma interação mais dinâmica entre graduação e pós-graduação visando melhoria na educação superior. Sendo que, segundo ele, essa relação só se cumpre de modo pleno quando o ensino superior se reveste da figura de universidade, para que o ensino não se isole na graduação ou que a pesquisa seja propriedade privada da pós-graduação. Por sua vez, os professores não devem ser somente docentes capazes de ensinar, mas também, capazes de pesquisar. Em contrapartida, os pesquisadores devem possuir formação didático-pedagógica para ensinar mais e melhor.

Na sequência, o autor descreve algumas diferenças entre as duas componentes do ensino superior, a graduação e a pós-graduação, onde a primeira, segundo ele, tem como conceito regulador o princípio da preservação enriquecida, cujo ensino se volta para uma profissionalização, com vocação constituída pelo caráter formativo-profissionalizante e, a segunda, tem como conceito regulador o princípio da inovação por meio da produção de conhecimentos expressa na pesquisa.

Cury afirma ainda, que a comunidade científica do Brasil deve muito ao desenvolvimento da pós-graduação no país, impulsionado pelos Planos Nacionais de Pós-Graduação e também, pelo próprio Estado, levando à nação possuir um sistema de pós-graduação de alta qualidade. E, este esforço combinou com o crescimento de programas dentro do país para a formação doutoral.

O artigo revela que, segundo estudos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), a partir de 1997, houve um crescimento extraordinário na área da graduação, sendo maior parte desta expansão detida pela rede privada de educação superior.

O autor explica que esse crescimento em grande escala se deve ao advento do ensino médio público, à configuração mundial do sistema capitalista e à flexibilidade na recente legislação educacional brasileira com a diminuição da burocracia para criação de novos cursos superiores.

Mas ele não deixa de salientar, que mesmo sendo mais fácil criar novos cursos, estes estão sujeitos a avaliações de suas atuações.

Depois o autor descreve alguns dados estatísticos entre 1991 e 2002 sobre o crescimento no número de matrículas nos cursos de graduação, sobre o crescimento da rede privada de ensino superior, sobre os docentes em exercício no nível de mestrado e doutorado e suas colocações no setor público e privado, no sentido de ilustrar o crescimento desse conjunto, não deixando de comentar os dispositivos legais sobre esse assunto.

Fica clara então, a preocupação do autor do artigo, não só com o crescimento, mas também com a qualidade aumentada que esta expansão exige, buscando então criar um círculo virtuoso entre graduação e pós-graduação para melhorar o ensino oferecido, tanto para os alunos advindos do ensino médio, quanto para os professores em formação através da pós-graduação. Para tal, cita a importância de um Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) que, como fator de responsabilidade da instituição de ensino superior, articule a graduação e a pós–graduação de modo que essa última possa se impor como formadora de pessoal qualificado para atuar no conjunto da instituição.

Cury complementa que, para a relação graduação/pós-graduação possa ir além da qualificação de docentes é preciso analisar a situação atual com a participação de todos buscando alternativas para uma integração mais abrangente através de diálogos inter e multidisciplinares, projetos de implantação de diretrizes curriculares articulados com projetos pedagógicos, além de defesas de dissertações, conferências, práticas de laboratório e eventos científicos.

E conclui que a finalidade maior dessa relação virtuosa entre graduação e pós-graduação é a garantia de um padrão de qualidade que se estende para o conjunto da sociedade.



GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO: UMA ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA


O artigo nos leva a concluir que a pós-graduação deve ser um complemento da graduação e a graduação deve ser um preparatório para a pós-graduação. Com inserção de mais incentivos à pesquisa na primeira e mais formação didático-pedagógica na segunda. As duas devem interagir para que a qualidade do ensino superior em nosso país cresça ainda mais para que a sociedade ganhe com isso e o desenvolvimento seja uma constante no nosso cotidiano.

Como afirmou Monteiro Lobato: “Um país se faz com homens e livros”, então é importante investir na formação do professor para a formação dos homens e na pesquisa para a criação de mais obras que venham engrandecer o mundo do qual fazemos parte.

O comentário é um pouco filosófico, mas nessa busca do saber, temos que levantar questões e elucidá-las para uma melhor compreensão dessa universidade que nos cerca e atribuir mais valor às nossas vidas, referenciando cada vez mais a nossa responsabilidade como professores formadores de pessoas engajadas com melhora da sociedade.


REFERÊNCIA

CURY, C. J. R. Graduação/Pós-Graduação: A Busca de Uma Relação Virtuosa. Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 88, p. 777-793, Especial – Out. 2004.
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