terça-feira, 9 de março de 2010

Um pouco sobre a Coluna Vertebral, anatomicamente falando...

A coluna vertebral constitui o eixo ósseo do corpo e ao mesmo tempo representa sustentação e flexibilidade. Também oferece proteção à medula espinhal e possui numerosos músculos.

Sua função principal é suportar o peso da maior parte do corpo e transmití-lo, através da articulação sacroilíaca, para o quadril e membros inferiores.

A coluna vertebral é constituída por 33 vértebras, sendo 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 coccígeas, que apresentam características próprias.


A coluna é, basicamente, dividida em duas porções: anterior, formada pelo ligamento longitudinal anterior, corpo vertebral, disco intervertebral e o ligamento longitudinal posterior e, outra, posterior, onde encontra-se o canal vertebral, ligamento amarelo, as articulações interapofisárias, os ligamentos interespinhais e supraespinhais, pedículos, lâminas, processos transversos e espinhosos.

A coluna tem como característica a flexibilidade, pois as vértebras apresentam mobilidade entre si. A estabilidade é conferida, principalmente, pela sua estrutura ligamentar e osteomuscular. As funções da coluna são: proteção medular, movimentação e marcha, manutenção da posição ereta, suporte do peso corporal e conexão entre região occiptal e sacro.

Na visão lateral, da coluna vertebral, são descritas quatro curvaturas fisiológicas: lordose cervical, cifose torácica, lordose lombar e cifose sacral. Essas curvaturas se neutralizam, promovendo o equilíbrio da coluna.

A lordose cervical é uma curvatura que se estende do atlas à Segunda vértebra torácica.

A cifose torácica estende-se da segunda vértebra torácica à décima Segunda, e varia individualmente devido a questões genéticas, posturais e afecções.

A lordose lombar é uma curvatura que se estende da décima Segunda vértebra torácica até a junção lombossacra. A sua forma deve-se à adaptação, às forças de carga e locomoção, iniciando-se a partir do momento em que a criança começa a andar.

A curvatura sacral estende-se da articulação lombossacra até o cóccix e sua concavidade anterior direciona-se para frente e para baixo.

Essas curvaturas são importantes para a distribuição do peso e das forças compressivas que afetam a coluna, evitando assim, a sobracarga de áreas específicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário