quarta-feira, 3 de março de 2010

MICROGALVANOPUNTURA NO TRATAMENTO DE ESTRIAS

ESTRIAS




CAUSAS: Lesões decorrentes da degeneração das fibras elásticas da pele por distensão exagerada ou alterações hormonais.

TRATAMENTOS: Médicos e Fisioterapêuticos.

O QUE SÃO: Atrofias Cutâneas Lineares

MUITO COMUM: no sexo feminino durante a puberdade, em casos de obesidade e durante a gravidez.

FORMAS: Possui formas retilínias, curvilíneas, em “S” e zigue-zague.

TAMANHO: 1 a 2 centímetros, até casos de 7 centímetros de largura.

COR: Quanto mais avermelhadas, mais recentes e, quanto mais esbranquiçadas, mais antigas.

FASES: inicial  mais protusas

mais tarde  forma atrófica plana ou deprimida.

LOCALIZAÇÃO: mamas, abdômen, região lombo-sacra, quadril, trocânteres, face externa da coxa.



TRATAMENTO COM MICROGALVANOPUNTURA: Após a estimulação elétrica ocorre aumento dos fibroblastos (células produtoras de colágeno), ocorre neovascularização e retorno da sensibilidade dolorosa.

CONSEQÜÊNCIA DO TRATAMENTO: Grande melhoria no aspecto visual da pele.

EQUIPAMENTO: gerador de corrente contínua.

MÉTODO: invasivo, porém superficial.

REGENERAÇÃO: Baseada nos efeitos da corrente contínua, no processo da inflamação aguda e no reparo do tecido. Alguns segundos após a aplicação da corrente aparecem: HIPEREMIA e EDEMA. Isto devido ao processo inflamatório desencadeado pela lesão da introdução da agulha. Então há vasodilatação e aumento da permeabilidade dos vasos, e isto possibilita que as substâncias necessárias à regeneração tecidual cheguem ao local da estria.

AVALIAÇÃO PRÉVIA: Muito importante saber da cor da pele, ano da menarca, número de gestações, se há alguma disfunção hormonal, se há uso de medicamentos, patologias como diabetes, quelóides, etc., qual a localização, coloração e nível de sensibilidade das estrias.

INFLUENCIAM NO TRATAMENTO: A cor da pele, o tempo de duração da resposta inflamatória e as dificuldades de cicatrização.

NÚMERO DE SESSÕES: Varia de acordo com as respostas individuais de cada paciente.

INTERVALO ENTRE AS SESSÕES: Mínimo de 7 dias, com total de 10 sessões.

IMPORTANTE: Se a avaliação foi bem feita, todas a contra-indicações foram respeitadas, todos os cuidados de higiene foram tomados e o tratamento obtido foi um sucesso, é imprescindível avisar a cliente que as estrias podem voltar, não as mesmas, mas outras poderão reaparecer já que a mesma apresentou predisponência, então, a partir deste momento, ela deve hidratar muito bem a pele, fugir do efeito sanfona e sempre se cuidar, fazendo uma profilaxia ideal para que elas nunca voltem.



Referências:

Tratamento estético de Estrias através da Microgalvanopuntura. Disponível em: http://www.fisiobrasil.com.br/main.asp?link=materias&grup=10. Acesso em 22 de fevereiro de 2010.



O uso da corente Galvânica filtrada em Estrias Atróficas. Disponível em: http://ibratescola.com.br/artigos/corrente_galvanica.htm Acesso em 22 de fevereiro de 2010.

11 comentários:

  1. Oi Lú!! Adorei seu blog, muito interessante!!! Você é de onde? Vamos mantendo contato! Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Fer, eu sou de Guarapuava, no Paraná...Vamos manter contato sim...bjus da Lú.

    ResponderExcluir
  3. Hoje saiu a minha reportagem no Blog Hiper Fashion sobre estrias!!!
    Segue o link para vocês lerem.
    Home http://www.hiperfashion.com.br/home.cfm
    Reportagem http://www.hiperfashion.com.br/home.cfm?pagina=noticia&id=1361&jn=1
    Abraços, DRa. Kátia Ferreira

    ResponderExcluir
  4. Lu vc fez esse tratamento??? Qual o resultado parece bem invasivo né???
    Bjão

    ResponderExcluir
  5. Eu sou fisioterapeuta com atualização em dermato funcional e já tratei pacientes com o método.



    A aplicação é subcutânea e não é tão invasiva, sendo que ela apenas estimula através da



    microcorrente aplicada nas estrias, que a pele destas sofra uma reação inflamatória



    e acabe recrutando mais fibroblastos (precursores do colágeno) para o local tratado



    e ocorra uma regeneração tecidual.



    Com relação à dor, esta depende de paciente para paciente, pois cada pessoa possui



    um limiar de dor diferente.



    Não é considerado um procedimento médico, sendo permitido sua aplicação por fisioterapeutas.



    Se tiver mais alguma dúvida, estou à disposição.



    Obrigada por visitar meu Blog.



    Lú.

    ResponderExcluir
  6. Qual occuidado que devo ter após cada sessão?! Não fui informada desses cuidados! Apenas para não usar hidratante no dia da sessão! O qu posso fazer para ajudar na resposta do tratamento?!

    ResponderExcluir
  7. É muito importante não expor ao sol a área tratada para evitar manchas, evitar ficar engordando e emagrecendo (efeito sanfona), por causa da elasticidade da pele. Seria interessante, para prevenir o aparecimento de outras estrias utilizar um creme preventivo que pode ser indicado por um dermatologista (obs. seria muito bom utilizar esse creme no lugar do hidratante comum), também, evitar utilização de corticóides que causam "rash" cutâneo por causarem "inchaços" (edema). Uma dieta saudável também ajuda. Acho que é isso....
    Ah! Como o efeito da amenização das estrias é devido à uma estimulação inflamatória para posterior regeneração da pele, é contra-indicado, durante o tratamento, utilizar qualquer tipo de anti-inflamatório, para não inibir o efeito da ação da microcorrente.
    Um abraço,
    Lú.

    ResponderExcluir
  8. oi gostaria de saber se e conta indicado pra pessoas que estao amamentando.

    ResponderExcluir
  9. Não existe contraindicação para pessoas que amamentam, pois é um tratamento local e não oferece nenhum risco químico para a mamãe e o bebê como o ácido retinóico, por exemplo. Mas, no seu caso, como suas estrias podem ser recentes devido à gestação, considero que você deveria "desestressar" um pouco e curtir seu bebezinho. Pois se as estrias ainda estão vermelhas ou arroxeadas, seria mais inderessante um tratamento químico mesmo, com ácidos, com um dermatologista, logo que você deixe de amamentar, pois o Striat apresenta mais efeito em estrias mais antigas e esbranquiçadas.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Tudo bem? Também sou fisioterapeuta. Utilizo a microgalvanopuntura para tratar estrias já há bastante tempo e gosto muito do resultado que o tratamento oferece. Porém, como depende também da resposta de cada organismo, tive apenas um caso que não foi satisfatório. Nesse foram realizadas 10 sessões num intervalo de 7 a 10 dias de uma para outra. Após 1 mês e 15 dias de finalização do tratamento, a paciente apresenta muito mais marcas brancas (semelhantes à estria) nas regiões onde foi aplicado o Striat. Estou na dúvida se é estria ou se ainda é o processo de cicatrização. Pelo tempo já era para esse processo ter cessado. O aspecto está como se a paciente tivesse muito mais estrias do que antes de iniciar o tratamento. O que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi direito como as lesões se apresentaram na pele da paciente, também não posso traçar um parecer ser realizar uma avaliação clínica diretamente na paciente. Com certeza, na avaliação você questionou sua paciente sobre a utilização de corticóides e a orientou pata não tomar sol na região que está sendo tratada. Muitas coisas podem estar ocorrendo, mas são suposições minhas já que estou me baseando em seu relato e não num exame clínico direto. Pode ser que a paciente tomou sol e a pele sem estria bronzeou e as regiões com estrias sobressaíram, pode ser "rash" cutâneo por desequilíbrio hormonal, tireóide, por exemplo, ou por urilização de corticóides para alergia ou suplementação inadequada, hoje em dia aspessoas fazem loucuras e tomam "bomba" e não contam pra ninguém (não estou dizendo que ela está fazendo isso, são só suposições diagnósticas), também pode ser que ela tenha pré disposição à quelóides e as lesões podem ser em decorrência disso, ou pode ser que ela emgreceu durante o tratamento e então estrias que antes não eram visíveis agora apareceram, etc, etc...são muitas as suposições...o que fica claro neste caso é que este tipo de tratamento não foi satisfatório e seria interessante encaminhar a paciente à um dermatologista para exames de pele mais apurados para um diagnóstico preciso e possível escolha de um tratamento mais adequado à sua paciente para que a mesma possa melhorar o aspecto das estrias. Um abraço!

      Excluir