terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

ACNE (Aspectos gerais e tratamento)

A Acne ou como vulgarmente chamamos: Espinhas, é muito comum na adolescência, mas pode acontecer até a idade adulta.
O aparecimento da acne depende de diversos fatores como: predisposição genética, deformidades nas glândulas sebáceas que levam a um aumento na produção de sebo pela pele, e pela presença de algumas bactérias.
Na adolescência, devido ao aumento da produção de hormônios androgênicos, diga-se, masculinos, o sebo e as glândulas sebáceas aumentam, podendo surgir então, a seborréia, que é o aumento da oleosidade da pele e do couro cabeludo. Também, os poros ficam dilatados e aparecem os temidos cravos e espinhas.
Além dos danos físicos da pele, existem também os danos psicológicos causados pela acne.
Além da acne da adolescência (acne vulgar), existem outras situações em que a acne aparece:

- Uso de produtos oleosos sobre a pele, provocando a obstrução dos poros (bronzeadores, cosméticos, óleos e graxas);

- Uso de cortisona via oral ou sobre a pele;

- Uso de alguns componentes do Complexo B em excesso, assim como iodo e outros medicamentos;

- Distúrbios hormonais, ovários policísticos;

- Estados de tensões emocionais também podem agravar a acne.

É importante procurar um dermatologista para saber a real causa do aparecimento da acne!

Espremer a espinha ou o cravo pode deixar cicatrizes, aumentar a inflamação e retardar a cicatrização e, ás vezes pode até desenvolver um cisto.

Não há comprovação científica de que algum tipo de alimento cause acne, no entanto, uma alimentação saudável mantém tanto sua pele como o resto do corpo em condições equilibradas de saúde.

Evite pomadas ou cremes que possam obstruir os poros, eles pioram a acne.

Pasta de dente, antissépticos, curativos oclusivos, não são tratamentos para acne.

Não lave, nem esfregue a região com acne, em excesso. Isto estimula a produção de sebo e pode irritar ainda mais a pele.

Cuidado com remédios caseiros ou "receitados" por curiosos, pois podem, na maioria das vezes causar a piora da acne, além de alergias e/ou manchas na pele.

A prática de esportes não causa acne.

Quando se está tratando a acne através de um médico dermatologista, no início as lesões podem piorar, mas é normal. O tempo de tratamento, geralmente, vaira de 3 a 6 meses, ou mais, dependendo do caso.
Geralmente os medicamentos são de ação local, sobre a pele acneica e/ou via oral. Depende de cada caso.

Os medicamentos de uso tópico são em geral, loções, cremes ou géis, que reduzem a oleosidade, promovem a desobstrução dos poros, reorganizam a glândula sebácea, diminuem a população de bactérias, etc. São produtos à base de tretinoína, peróxido de benzoila, ácido azelaico e antibióticos.

Os medicamentos de ação sistêmica são os antibióticos (tetraciclina, minociclina, eritromicina, etc), que diminuem a quantidade de bactérias sobre a pele e reduzem o processo inflamatório.
Também é usada a isotretinoína oral, que reduz a produção de sebo e reduz o tamanho e a forma da glândula sebácea deformada, além de reduzir as bactérias e previnir a formação de cravos. Serve para os casos em que o tratamento convencional não dá o resultado esperado. Mas possui vários efeitos colaterias sérios como mal formação fetal, se usado durante a gestação.

Também podem ser usadas pílulas anticoncepcionais e inibidores hormonais para casos específicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário