quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Gordura localizada e flacidez

Lí um artigo em um site chamado Saúde na Rede e achei muito interessante, então estou repassando algumas partes para vocês...
Ele diz que a gordura encontrada nas coxas, bumbum e culotes é mais uma herança genética do que uma necessidade de dieta especial, mas a gordura localizada no abdomen deve ser combatida sempre com dieta.
Segundo o artigo, as principais causas de gordura localizada são os alimentos gordurosos. Diz que quando comemos gorduras em excesso, o organismo não consegue metabolizar toda essa gordura e acaba armazenando-a em certas regiões do corpo de forma localizada. O execesso de açúcar também se transforma em gordura e acaba sendo armazenada.

Esta é a explicação para o culote. Vejam só, é muito interessante:
O açúcar se transforma em gordura e é armazanada no culote porque esta região tem fibras musculares diferentes do resto do corpo e precisam de açúcar para produzir energia para os movimentos e exercícios. Quem se "mexe" menos, por consequencia acaba armazenando mais, pois não gasta toda esse açúcar acumulado, que acaba se transformando em gordura localizada, o tão temível culote.

Para evitar gordurinhas indesejáveis, o artigo afirma que é importante aumentar a ingestão de alimentos protéicos, tais como carnes, leites e derivados e ovos. Reduzir a ingestão de alimentos gordurosos e substituir as carnes vermelhas por carnes brancas.
Evitar sempre frituras também é muito importante.
Evitar doces com recheios, creme de leite, chantilly e chocolate, pois são muito calóricos.
Também é importante comer moderadamente e praticar alguma atividade física.
Consumir alimentos ricos em fibras para um bom funcionamento do intestino e, por fim, mastigar sempre muito bem os alimentos.

Claro que estas dicas já são bem conhecidas nossas, mas, aí vem a pergunta:

Se tudo parece tão simples, por que é tão difícil seguirmos isso à risca?
Serão os nosso hábitos adquiridos desde a infância? Será que é porque essas coisas "doces e gordurosas" já estão inseridas em nosso cotidiano como um aspecto cultural? Por que será que o que engorda é mais gostoso? Sei lá...

Só sei que para emagrecer não tem outro jeito: Temos que consumir menos do que gastamos de uma forma saudável e equilibrada.

Mas ainda pergunto? Por que é tão difícil?

Nenhum comentário:

Postar um comentário