quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Cálculo das necessidades calóricas diárias (Como Perder Peso)

Com este cálculo podemos determinar a quantidade calórica necessária para mantermos o nosso peso ou perdermos alguns quilinhos indesejáveis.
Tudo começa com a TMB (Taxa de Metabolismo Basal) que é a quantidade de energia necessária para o correto funcionamento do nosso organismo.
O cálculo deve ser feito através de uma fórmula que é específica para o sexo masculino e outra, para o sexo feminino.

Para os homens é a seguinte:

TMB = 66,5 + [14 X Peso(Kg)] + [5 X Altura(cm)] - [6,7 X Idade(anos)]

Para as mulheres é assim:

TMB = 655 + [9,6 X Peso(Kg)] + [1,8 X Altura(cm)] - [4,7 X Idade(anos)]


O segundo passo é determinar o nosso nível de atividade física. com este resultado saberemos qual é o resultado calórico para MANTERMOS nosso peso:

-  Se você for sedentário, isto é, vive sentado emfrente a uma escrivaninha ou passa o dia todo em casa sem uma atividade real, você deve pegar a sua TMB, encontrada na fórmula acima, e multiplicar por 1,2. Isto é (TMB X 1,2).

-  Se você tiver uma atividade de intensidade leve, como, atividades domésticas, caminhadas de até 15 minutos de 2 a 3 vezes por semana, a TMB deve ser multiplicada por 1,375. (TMB X 1,375).

- Se sua atividade é de intensidade moderada, como caminhadas de 30 minutos, dança, jogos de recreação com os amigos, futebol, ginástica, vôlei, natação de 2 a 3 vezes por semana: (TMB X 1,55).

- Se possui atividade de intensidade alta, como praticantes de cooper de pelo menos 30 minutos, musculação, ginástica, jogos de recreação com os amigos, futebol, ginástica, vôlei, natação mais de3 vezes por semana: (TMB X 1,725).

- Agora se sua atividade é de intensidade muito alta como os praticantes de triatlon, maratonas, ciclismo e atletas profissionais: (TMB X 1,9).

Agora, se queremos PERDER PESO, basta reduzir do resultado acima encontrado, 25%.
Isto é, reduzirmos 25% do número de calorias para manutenção do nosso peso.
ESTE DÉFICIT CALÓRICO NOS PERMITIRÁ PERDER PESO.
É a lógica, se comermos menos do que gastamos, EMAGRECEMOS.

Então, o Valor máximo de Calorias a serem ingeridas diariamente para perdermos peso, é igual ao número de calorias para manutençao de peso (obtido na fórmula) X 0,75.

Obs.: Ao diminuir seu peso, também diminuirá o valor diário de calorias a serem ingeridas para que se mantenha o processo de emagrecimento. Logo, é sempre bom atualizar os cálculos para que o resultado seja eficaz.

Este cálculo foi retirado de uma embalagem de Diet Shake, eu achei muito interessante e resolvi postar aqui para vocês, pois tem muita lógica e realmente funciona.

Um abraço!
Lú.

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