sábado, 13 de fevereiro de 2010

Dicas para uma boa postura!

A comissão de Estudo da Coluna Vertebral da Sociedade Brasileira de Reumatologia recomenda:

1 - Não durma sem travesseiro. E eu complemento: utilize um travesseiro adequado, nem muito baixo, nem muito alto.

2 - Não use colchão inadequado ao seu tipo físico. Todos os colchões de qualidade possuem uma tabela baseada no peso e na altura de quem vai dormir para que o sono seja mais tranquilo e não provoque problemas.

3 - Não assista televisão na cama ou deitado no sofá. Assistir TV é um momento de relaxamento para muitas pessoas, logo, se quiser deitar, procure uma posição confortável e na qual você não fique muito "torto", forçando as vértebras da coluna.

4 - Não carregue peso de um lado só do corpo. Isso mesmo, Sempre procure alternar os lados, pois este hábito pode desenvolver uma escoliose.

5 - Não fique sentado sem apoiar os pés. É importante sempre utilizar cadeiras não muito altas, em que os pés não tocam no chão e, nem cadeiras muito baixas que provocam uma flexão exagerada do quadril, jogando a coluna para frente. Seguindo esses conselhos, não haverá uma pressão inadequada das coxas.

6 - Não dobre a coluna ao pegar objetos no chão. Dobre os quadris e os joelhos. Isso, com certeza "economizará" muito sua coluna.

7 - Não use calçados com salto alto ou sem salto. Aqui as mulheres vão reclamar, então vale o bom senso, não há a necessidade de usar salto 24 horas por dia, é bom alternar e, quando retirar o salto, recomenda-se um bom alongamento das panturrilhas e da coluna lombar.

8 - Não deixe de fazer alongamentos antes de iniciar atividades físicas. Aqui concordo também, mesmo que alguns estudiosos discordem, pois o alongamento avisa os músculos que eles serão usados e diminui em muito lesões decorrentes de atividades físicas.

9 - Não fique por muito tempo na mesma posição. Isso causa estresse nos músculos, tendões, ligamentos e ossos, e a consequência é falta de circulação e dor. Se trabalha sentado, levante, dê uns passos. Se fica muito tempo em pé, sempre procure alternar o peso em ambas as pernas. Ao viajar dirigindo, dê pausas a cada três horas para sair do carro e descançar um pouco.

10 - Não fique acoma do seu peso ideal. o aumento de peso sobrecarrega as articulações e muitas dores e problemas podem surgir em nosso corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário