segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Como combater a flacidez...

Estou fazendo um curso de Atualização em Dermato Funcional e vou postar umas coisas interessantes para vocês.
Hoje falarei sobre a flacidez.

Como sabemos, existem dois tipos de flacidez, a tissular (da pele) e a muscular.

A flacidez é a falta de tonicidade da pele ou do músculo, refere-se ao estado frouxo do tecido.

Pode ser gerada por fatores genéticos, ambientais e maus hábitos alimentares. Não há um fator único que cause a flacidez.

A maior incidência de flacidez acontece na mulher devido à fatores hormonais e à gestação. Aqui, quero fazer um comentário: Sempre que estudo distúrbios, digamos "estéticos" como gordura localizada, celulite, flacidez, etc, etc...o que impera como mais atingidos na etiologia? Nós, as mulheres, como que pode né? Tudo por causa do famigerado estrógeno...Ser mulher não é fácil, além de sermos mais suscetíveis à "alterações" que "enfeiam" nosso corpo, somos muito cobradas pelos padrões. Temos que nos manter nos padrões exigidos, não importa nosso biotipo, quantas gestações tivemos, se estamos na puberdade, ou num simples período pré-menstrual. Não é fácil, né?

Agora, voltando ao assunto...

As regiões mais atingidas pela flacidez muscular são o bumbum, as coxas, os braços e o abdome, especialmente nos flancos.

A flacidez dérmica atinge o corpo todo, inclusive a face e o pescoço.

É mais fácil evitar a flacidez do que tratá-la. Mesmo assim, no mercado existem diversos tratamentos com resultados bons como a Intradermoterapia (mesoterapia), a Carboxiterapia, o Sculptra, aparelhos de radiofrequência como o Thermacool, o Accent e o Aluma, tratamentos com luz intensa pulsada, peelings de cristal associados a ácido retinóico, Corrente Russa e Phydias.
Para evitar a flacidez é importante praticar exercícios físicos; ter uma dieta balanceada com uma alimentação rica em proteínas como carnes, leites e ovos e ingerir também alimentos que contenham antioxidantes como as vitaminas A, C e E; evitar o efeito sanfona e não emagrecer rápido demais, também utilizar cremes que aumentem o tônus e a hidratação da pele como os que contém alfahidroxiácidos, retinóides, DMAE e Ideberona. Ah!, e não esquecer dos protetores solares que evitam o fotoenvelhecimento.

Também é importante melhorar o metabolismo da pele, ingerindo cerca de 2 litros de água por dia.

Uma dica: A pele está sobreposta ao músculo e acompanha a tonicidade do mesmo, se o músculo está flácido, a pele também parece flácida. Porém, se a pele está flácida e o músculo tonificado, a flacidez da pele não é tão evidente. Por isso da importância da atividade física, principalmente da musculação. Outra opção interessante é o Pilates. Tudo isto ocorre porque a pele tem um  tipo de tecido e o músculo outro, onde podemos notar, que com atividades específicas, o músculo espessa ou "cresce", já a pele não.

Bjus da Lú...

Um comentário: